segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Da Ciência e do Governo

Para começar o ano, pareceu-me bem aqui reproduzir um texto de opinião de Francisco Antequera, traduzido do jornal espanhol El País. Foi publicado no dia 29 de dezembro do ano passado e aplica-se tanto à realidade espanhola como à portuguesa. Eles estão a sofrê-lo agora. Nós, desde a mudança de Governo há alguns meses mais atrás. 

Aqui fica.



**********************

Os nossos novos governantes estão compreensivelmente preocupados com o deficit, a dívida e os juros e, nada mais estreados os seus assentos, deitaram mãos à obra para quadrar o orçamento a passo rápido.

As suas excelências são geralmente advogados e economistas e quiçá se tenham esquecido que os seus telemóveis e os códigos dos seus cartões de crédito existem porque muita gente dedica vidas inteiras a investigar as propriedades dos números.

Também se esqueceram que a tinta com a que escrevem e as "massas" que treparam os seus dentes estão feitos com materiais desenvolvidos depois de anos de experimentação. É possível que pensem que as vacinas dos seus filhos ou os comprimidos que baixam a tensão arterial dos seus pais apareceram espontaneamente nas prateleiras das farmácias. Por isso, decidiram que não vale a pena manter um Ministério da Ciência que promova o estudo de extravagâncias como os números, a luz, os genes ou a substância de que são feitas as coisas. Um ministério que, apesar das limitações económicas, defenda a investigação como base da inovação e o desenvolvimento e transmita à sociedade o valor do conhecimento. Um ministério que ofereça uma mínima perspetiva de futuro a uma geração de jovens cientistas que começam a considerar a emigração como uma disciplina obrigatória dos seus estudos.

Com a redução de gastos à força toda, vamos alcançar o rigor mortis dos cristais. Mas suas excelências tao pouco pensam que seja necessário dedicar alguma atenção aos cristais. Embora usem óculos.

FRANCISCO ANTEQUERA

**********************


Espero que o autor não se incomode com o meu atrevimento.
Francisco Antequera é cientista do Instituto de Biología Funcional y Genómica (CSIC / Universidade de Salamanca).

Sem comentários: