terça-feira, 27 de dezembro de 2011

27 de dezembro, um dia "efemérico"


Parece que o dia de hoje, mesmo quase a terminar, é um dia de várias celebrações científicas...alguns diriam que é fruto de conjugação astral ou coisa que o valha. Eu prefiro aproveitar para as assinalar a celebrar.




A primeira efeméride é-me particularmente querida já que diz respeito a um dos maiores cientistas da História, pai da Biologia moderna, e que foi Charles Darwin: neste preciso dia do ano 1831, Darwin partia da cidade de Plymouth para a maior aventura da sua vida, a viagem no H. M. S. Beagle, que foi determinante para o seu questionamento acerca da biodiversidade e que, em última análise, o levou à elaboração da Teoria da Evolução por Seleção Natural alguns anos após o seu regresso a Inglaterra. Esta viagem, que durou 5 anos foi a grande e única viagem que Darwin fez fora de Inglaterra...após o seu regresso a solo inglês, nunca mais o abandonou. Bem, Darwin e as suas aventuras dariam para muitos e muitos posts...

H. M. S. Beagle, de Conrad Martens

Também neste dia, mas no ano de 1822, nascia Louis Pasteur, químico francês e pai da microbiologia. Para além de estudar os microorganismos (maioritariamente bactérias e leveduras), descobriu a penicilina, a vacina para a raiva e deitou por terra a teoria da Geraçao Espontânea, provando que a vida provinha da vida! Foi assim responsável por avanços marcantes na medicina e na prevenção de doenças e, portanto, também muito se poderia dizer acerca desta personagem fundamental da ciência moderna e da medicina.

Pasteur no laboratório, por A. Edelfeldt


Recuando ao ano de 1571, e voltando os nossos olhos para o céu, podemos celebrar também o nascimento de Johannes Kepler, matemático e astrónomo alemão, importante figura da revolução científica do século XVII. Fazendo importantes contribuiçoes para a mecânica celeste, Kepler foi um dos promotores da ideia (ja anteriormente avançada por Copérnico) de que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário. Para além disso, as suas três leis do movimento planetário, levaram Newton à formulação da sua Lei da Gravitação. Também sugeriu que as marés eram provocadas pela atração da Lua, hipótese que mais tarde se veio a confirmar. (Informaçao em português aqui.)


Selo da RDA dedicado a Kepler


Ainda com os olhos no céu, mas voltando quase aos nossos dias, chegamos ao ano 2004, e ao dia em que a Terra sobreviveu a um ataque espacial. Aqui fica a "imagem":


(Mais informação, aqui.)

Sem comentários: