sábado, 31 de março de 2012

É um homem? É um pássaro? É um meteorito?...


Quem, se era miúdo nos anos 80, não se lembra destas míticas frases?
Pois agora pode dar-se uma nova resposta a essas perguntas!
Ora vejam:




Parece espectacular, não é?
E real, certo?
Pois...
Este vídeo foi colocado no YouTube por um senhor holandês que se dizia chamar Jarno Smeets. Nele parece demonstrar que é possível voar com asas impulsionadas pelos braços.
O vídeo tornou-se viral.

Mas, afinal veio agora a confessar que era tudo falso.
Na verdade, chama-se Floris Kaayk e é um “cineasta e animador”.
Criou o vídeo para fazer uma experiência acerca dos novos media e, desta forma, provou uma vez mais como é fácil enganar os mais incrédulos e como parecemos ter um desejo inabalável em acreditar  em tudo o que seja fantástico, sendo facilmente enganados com montagens como esta.

E, nem a propósito, também hoje na SIC se falou de uma outra montagem, esta bem portuguesa.
Ocorreu há precisamente 10 anos atrás!
No dia 1 de Abril, como manda a tradição, divulgaram uma notícia falsa e, desta feita, teve direito a vídeo amador e tudo. E, claro, tiveram a preciosa colaboração de muita gente na vila de São Martinho do Porto, que aproveitou a ocasião para ter alguma publicidade e umas quantas visitas extras de curiosos. Nesta notícia conta-se como tudo foi montado.
Vejam a partir do minuto 5:15:
 



Estes são apenas dois exemplos como é preciso ter muito cuidado com todos esses vídeos "incríveis" que por aí circulam fazendo todo o tipo de alegações fantásticas.
São bons para a malta se rir um bocado, mas não os levem a sério sem mais informação credível, por favor.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Saudades das Videntes

Tinham saudades? :)

aqui foi comentado o péssimo serviço que as televisões prestam à comunidade quando implicitamente incitam a crenças absurdas, como são as das capacidades mediúnicas de vários charlatães(ãs), que enganam os mais incautos afirmando que podem falar com os seus entes queridos já falecidos.

O nosso belíssimo comediante Ricardo Araújo Pereira dá uma perspectiva muito interessante acerca deste tema numa das crónicas desta semana do seu mais recente projecto, Mixórdia de Temáticas, nas Manhãs da Rádio Comercial.

Vale a pena ouvir, e rir, a partir do minuto 2:50.



Há ditos que são bem verdadeiros e este é um deles: a brincar, a brincar, se dizem muitas verdades!