terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A blogosfera cética na luta pela verdade!

Desde sábado que se pode assistir no canal de televisão privada SIC um novo programa, já classificado de comédia por alguns, chamado "Até à Verdade". Este título, realmente só pode ser irónico, porque este é mais um programa de mentiras descaradas e de charlatanice de cariz vigarista.
Imaginem a seguinte situaçao: tem uma doença, alguém chegar ao pé de si e apresenta-se como médico propoe-lhe uma soluçao e, depois, na verdade era um mentiroso sem formação que só lhe fez gastar dinheiro, ou pior, prejudicou o seu estado de saúde. Consideraria esta pessoa um burlao? Eu diria que sim.

Estes senhores deste programa fazem o mesmo. Dizem que têm uns colaboradores com capacidades que não têm. Dão falsas esperanças, levam pessoas a ficar piores do que estão, porque não estão a encarar a realidade. E ainda cobram por isso.
Não é uma burla aproveitar-se do desespero quem perdeu um ente querido de forma criminosa e agora ver-se na televisão rodeado de promessas (falsas!) de que o crime será solucionado com a ajuda de médiuns?

Não me vou largar mais neste tema porque já muito foi escrito acerca dele nos últimos dias em diversos locais racionais da nossa blogosfera e redes sociais.

Eu própria escrevi um post para o Astro PT, que pode ser lido aqui, focando a burla económica que este tipo de programas televisivos e estes "profissionais do espiritual" representam no desvendar de crimes (e não só).

Uma crónica de opinião de cariz semelhante do Marco Santos pode ser lida no blog Bitaites. 

Também no Astro PT, João Coutinho explica detalhadamente o conceito e as técnicas de leitura a frio (cold reading), neste excelente post. Resumidamente, esta é a técnica usada pela maioria dos ditos médiuns, astrólogos e afins (mesmo que eles próprios não se apercebam de que o estão a fazer).
Neste vídeo, Darren Brown explica o conceito, durante uma entrevista feita para o fantástico documentário The Enemies of Reason, de Richard Dawkins:




Não (diretamente) relacionado com este programa, mas mas diretamente relacionada com esta temática, é também este post do Que Treta!, onde o autor faz uma compilação do tipo de linguagem muitas vezes usada nestes entornos.

E o pior é que este é só mais um programa deste tipo. A cadeia "irmã" da SIC também tem o seu próprio cantinho do género. Podem ler sobre ele aqui.

Sem comentários: