quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A Batalha do Tomate

O que começou como uma pequena discussão entre amigos numa noite de festa que acabou em tomatada literal, já há muito que deixou de ser uma festa da pequena vila de Buñol. Desde uma primeira reportagem de um canal japonês até à cobertura mediática massiva que se assiste hoje em dia, a Tomatina é hoje uma festa mais que internacional.

E esta vossa amiga esteve por lá...
Confesso que assisti a tudo com uma distância prudente, embora ainda tenha levado com um par de tomates em cima (de novo, literalmente)! :)

Contam-me os locais que, há alguns bons anos atrás, simplesmente saiam à rua com a sua bolsita de tomates maduros para atirar uns aos outros...hoje passam cinco camiões carregados de tomate (mais de cem toneladas se nao me engano) inundando a rua principal de Buñol de tomate esmagado e seu do respectivo sumo. A isto acrescente-se a água que as pessoas vao lançando das varandas (tanto em baldes como com mangueiras). Antes, um banho no rio, acabava com tudo. Hoje em dia, a adesão massiva obrigou à instalação de duches e ainda assim, o rio (mais bem um ribeiro) acaba a correr vermelho.

Dizem as estatísticas que este ano eram 40000!!
E tudo se passa numa só estreita rua em que mal passa um camião!

Deixo-vos algumas instantâneas...


Esta, obviamente, nao é minha...só para uma ideia do panorama!...




...eu nao queria acabar assim!! :p
Embora me garantam que vale a pena...hum...

2 comentários:

Stevie disse...

Ventamina é perto de Bunyol, mais eu nunca estive na tomatina. Deve ser espectacular.

O rapaz da última fotografia é Gatfamós?

Esta noite temos jantar!!!!!!

Diana Barbosa disse...

Sim, é o GatFamós entomatado! :)